DESCOBRINDO NOSSOS INIMIGOS INTERIORES

 


É importante localizar nossos inimigos interiores...
Os exteriores, conhecemos, mas os interiores estão escondidos em nossa alma, e podem causar sérios problemas...
Ósculos e amplexos,
Marcial

DESCOBRINDO NOSSOS INIMIGOS INTERIORES
Marcial Salaverry

Ainda que contra nossa vontade, acabamos arranjando inimigos, e muitas vezes nem sabemos porque certas pessoas querem atrapalhar nossa vida. Sempre devemos teme-los, pois são eles que atrapalham a nossa vida, e que procuram nos fazer mal.  São coisas ou pessoas que dão a impressão de sempre estar voltadas para o mal.  Pelo menos em nossa concepção.  Por outro lado, também poderemos ser considerados como inimigos por alguém. Sabe-se lá os critérios de julgamento de outras pessoas.

Qual será nosso pior inimigo?  O assunto é muito controverso, pois sempre dependerá do que ou de quem poderemos considerar inimigo.  Para alguns, poderá ser o Imposto de Renda.  Para outros, o Governo e seus desgovernos.  Para outros, a ação dos marginais.  Para muitos, é aquele médico que insiste em fazer aquela operação que, segundo ele, poderá salvar a vida. Mera questão de ponto de vista.

Chegou-me às mãos hoje, uma mensagem de autoria de um grande amigo... Claro que estou falando de L'Inconnu... O cara é um gênio.  Escreve coisas maravilhosas, como esta:
"Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser."

Parece que esta mensagem pode dirimir a dúvida sobre quem é ou pode ser nosso pior inimigo, pois  podemos deduzir que ele, na verdade,  reside dentro de nós.  E por que damos abrigo a alguém que nos poderá prejudicar?  E quem é esse cara? Como fazer para acabar com ele? Como vence-lo? Na verdade, não se trata de ninguém em particular, nenhuma pessoa. Na realidade, são nossos medos, nossas frustrações, nossos enganos e desenganos, que muitas vezes nos levam a cometer equívocos, e erros lamentáveis. Portanto, eis nosso grande inimigo. Nós mesmos. Precisamos vencer-nos, portanto. Essa será nossa grande vitória.  Vencer os medos que levamos em nossa alma. Medo de responsabilidades, medo de derrotas, medo de solidão.  Na verdade, precisamos apenas de ter medo, mas é  de ter medo...  O medo de viver, por exemplo, é algo que nos atrapalha muito.  Muitas vezes temos que tomar uma decisão importante, mas o medo de errar nos impede de fazer a coisa certa. E ficamos naquela indecisão: "Será que vai dar certo?" E essa é a pior pergunta que  podemos nos fazer. Para um caminho ou para outro, devemos seguir.  Fazer ou não fazer, eis a questão, mas ficar protelando por dúvidas só poderá nos atrapalhar, pois sempre uma decisão deve ser tomada.  E sem medo.  Se certa ou errada, veremos depois.

Então, o mais importante mesmo, é conseguir detectar esses inimigos interiores, e procurar a melhor maneira de combatê-los.  Seja nas questões profissionais, quando por tibieza deixamos de tomar certas decisões.  Seja nas questões amorosas, quando precisamos decidir o rumo de nossa vida.  Essa será nossa grande vitória.  Conseguir vencer nossos medos interiores. Temos que localizá-los e nos conscientizar de  que precisamos vencê-los para conseguir nosso objetivo principal.  A melhor maneira para conseguir essa vitória, é  usar o pensamento positivo, e conseguir fixar em nossa mente que iremos vencer essa batalha contra nosso inimigo interior.
Existem certas decisões que um dia precisamos tomar...Definir rumos... Pensar... Analisar... Decidir...E é o que sempre deve ser feito...Saiba reconhecer a força de sua alma, e saiba usá-la convenientemente...

Claro que não é fácil.  Depende de nossa força de vontade, de nossa capacidade de decisão, e, porque não dizer, de nosso espírito de sobrevivência. Temos que aprender a combater nossos Inimigos Interiores.  Vencer nossos medos.  Aprender a tomar decisões, como esta decisão de que iremos ter UM LINDO DIA, e com a ajuda de Deus, realmente poderemos tê-lo, entendendo que a luz da Fé, é a luz que ilumina nosso caminho, afastando as trevas da descrença...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados