VIRTUAL OU REAL, A REAL BELEZA DA AMIZADE

 

Seja virtual ou real, sempre descobrimos o real valor da amizade,
quando chegamos a perde-la...
Então, descobrimos a falta que faz uma sincera amizade, entendendo que
mais vale conservá-la...
Ósculos e amplexos,
Marcial
VIRTUAL OU REAL, A REAL BELEZA DA AMIZADE                   
Marcial Salaverry
 
Para falar a verdade, uma verdadeira amizade é algo sempre difícil de se encontrar.  Mas quando  a encontramos sempre será fácil de se detectar, mesmo que não a vejamos.  E isto tem ocorrido de uma maneira notável após o advento da Internet, com as já muito comentadas amizades virtuais, principalmente quando existe a necessidade de um certo distanciamento físico...
Embora fora do alcance de nossas vistas, tem um efeito muito forte e benfazejo, quando com atitudes positivas, sempre consegue  tornar um carinho amigo, em algo sempre visível e inesquecível.  E assim, de uma simples troca de e-mails, consegue trazer algo de significativo em nossa vida, e dessa maneira, parece que tem o condão de tocar nossa alma com simples palavras escritas, muitas vezes, dando nova vida, e fazendo  vibrar com alegria nosso  coração.

Não existe explicação para o fato de sentirmos uma afinidade tão forte por pessoas que não conhecemos, ao ponto de confiar nossos segredos mais íntimos, de ouvir suas confidências, de aceitar sua opinião sobre muitas coisas, de nos interessar de uma maneira muito forte por sua vida, preocupando-nos com seus problemas, da mesma forma que somos objeto da mesma atenção, não é muito fácil de se entender como pode haver  um grau de intimidade tão forte com alguém, digamos, etéreo.  Como é possível sentir uma amizade, que por vezes chega a ser amorzade, sem que haja o encontro pessoal, sem que haja o confronto olho no olho, para que possamos avaliar melhor o grau de sinceridade desse alguém por quem sentimos uma amizade assim completa.

Muitas vezes, nem uma eventual ausência, nem o tempo conseguirão tirar suas palavras do nosso pensamento.  Sempre as estaremos lembrando, e sentindo aquela saudade, procurando entender porque aquela pessoa tão amiga se afastou.  Sentimos sua falta, como de um amigo físico muito querido, cuja pista perdemos. Muitas vezes  procuramos suas mensagens  para as reler. Muitas vezes descobrimos que elas estão arquivadas em nosso pensamento, indelevelmente fixadas.

Cada uma dessas amizades, sempre deixará marcas, algo para ser lembrado.  Algumas, com mais nitidez,  por nos terem atingido de uma maneira especial. Mas sempre por elas teremos nosso carinho especial.  E elas sempre terão força, e lá permanecerão, até o momento em que o desejarmos.
Por vezes, e por razões as mais diversas, os caminhos se descruzam.  Amigos perdem o contato.  Amizades se desmancham.  Da mesma maneira com que começaram... Sem qualquer explicação.  É estranho, mas é real esse fato virtual.  Amigos verdadeiros, quase íntimos hoje, e subitamente voltam a ser desconhecidos, sem qualquer contato. Estranho, mas real.

Como poderia se explicar?  Sei lá... Um computador que pifa, arquivos que são perdidos, algum mal entendido, é um fato difícil de ser explicado.  Como é possível que pessoas que se consideravam grandes amigos, de repente não se falam mais.  Muitas vezes apenas um dos lados se afasta, sem qualquer explicação.  O que sempre vai deixar o outro lado sem saber o que  pensar.  Deveríamos agir como num conhecimento real, explicando o porque de não continuar com a amizade.  Assim, pelo menos, saber-se-ia o porque de certas atitudes.  Apenas temos que evitar um esquecimento total, qualquer que seja o motivo.  Assim, caso surja a possibilidade, a amizade poderá ser reatada.  Então fica a pergunta:  Poderá uma amizade virtual ser classificada como Verdadeira Amizade?  Será possível amar-se alguém sem conhece-lo fisicamente? O conhecimento físico, poderá quebrar o encanto de um eventual romance virtual? Será possível confiar no amor, ou na amizade que alguém nos declara, sem a verificação olho no olho?
Na realidade, são muitos os serás e os porquês.  Já houve muitos casos em que o conhecimento físico apenas solidificou uma amizade, e até mesmo um amor.  E também casos houve, em que o conhecimento físico foi um desastre. O principal fator que sempre deverá imperar, é uma sinceridade absoluta, porque assim estará montada a base, seja para uma amizade, seja para um amor.

E com sinceridade absoluta, desejo a todos UM LINDO DIA, sejam amizades virtuais ou reais, sejam amizades que estão, ou as que foram, sempre vale um desejo sincero de um forte abraço, ainda que em distanciamento, mostrando assim a real beleza da amizade...

"A REAL BELEZA DA AMIZADE
 Marcial Salaverry
 
A alma mostra sua real beleza,
 quando praticamos a gentileza...
 Mesmo à distancia, um gesto amigo, um carinho,
 para sentir-se bem, é o melhor caminho...
 Atos como carinho e gentileza,
 mostram como é a real natureza
 da alma das pessoas...
 Devem ser acompanhadas de sinceridade
 e um bom espirito de solidariedade...
 Para viver o dia a dia,
 com um sorriso e alegria,
 basta ter amor no coração,
 e ao amigo, estender a mão
 Um aperto sincero de mão...
 Algo mágico que toca o coração...
 Um gesto amigo e delicado,
 um gesto de paz ofertado...
Marcial Salaverry"
 

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados