A FELICIDADE DA AMIZADE

 

A vida pode ser uma beleza, se de lado deixarmos a tristeza...
 Poetando, de amor falamos, poetando, também amamos...
Assim, espalhamos amizade, espalhando felicidade...
Poder viver uma boa amizade, e saber desfrutá-la, com certeza é uma grande felicidade...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A FELICIDADE DA AMIZADE
 Marcial Salaverry
 
 A Amizade é algo que faz bem ao coração, e que pode e deve ser usado à vontade em doses diárias. Não tem contra indicação e nem efeitos colaterais. Faz bem para a alma e o coração, e age contra a depressão...
E para bem festejá-la, certamente existe o dia da Amizade, ou seja, um determinado dia do ano para ser dedicado à amizade, quando todos os dias deveriam sê-lo, pela importância que a amizade tem em nossa vida.
Convenhamos que amizade é até uma palavra simpática, gostosa de falar, melhor ainda de ouvir, principalmente quando a usamos com sinceridade. Existirá algo melhor do que cultivar amizades? A grande vantagem da amizade sobre o amor, é que podemos ter muitas, e não existe qualquer preconceito quanto ao sexo de nossas amizades, já quanto ao amor, deve-se ter apenas um amor (um, de cada vez, pelo menos...) e quanto ao sexo, bem, já houve um certo preconceito nesse sentido, mas hoje em dia aceita-se normalmente amores homossexuais. Não se pode mandar no coração, e nem nas opções.

Sobre amizade, L’Inconnu nos brinda com uma jóia literária:
"Aquele que mantém dentro de si a luz do afeto, da amizade, jamais estará na escuridão”.

Poucas palavras, que constituem uma autêntica ode à amizade. Penso que ninguém discordará dela, pois a pessoa que consegue transmitir uma imagem amiga, sempre terá uma luz interior, que poderá iluminar seu caminho, mostrando sempre as coisas boas da vida, e um dos preceitos básicos para a amizade, é ter sempre o coração aberto para ouvir os amigos. É respeitar os direitos básicos das pessoas. É saber ouvi-las quando estiverem precisando de um amparo. Se nada puder fazer para ajudar, pelo menos o ato de ouvir, já representará muita coisa.

Permitindo-se ouvir o desabafo de quem está querendo falar, já estará sendo de grande valia. E nesse ponto, quero mais uma vez fazer uma referência especial aos voluntários do CVV que, indiscutivelmente são os maiores amigos que existem, merecendo uma citação muito especial quando se falar de Amizade, de respeito, e valorização da vida. Apenas pelo fato de ouvir desabafos desesperados, procurando palavras que possam consolar, ou ao menos amenizar o desespero daqueles que os procuram, já merecem ser parabenizados, eis que  são amigos na verdadeira acepção da palavra, merecendo portanto uma citação especial, sempre que se falar em Amizade.  Acredito que todos aqueles que já tiveram suas dores mitigadas pelo atendimento de um desses anjos anônimos, estarão concordando comigo, e juntos, enviaremos um bem apertado abraço àqueles que são os maiores símbolos de amizade que existe, os voluntários do CVV.

Existem muitas outras pessoas que se dedicam a espalhar anonimamente carinho e amizade, como, por exemplo aqueles que oferecem uma grande parcela de seu tempo para levar carinho e conforto espiritual aos enfermos nos hospitais, às crianças abandonadas, aos idosos que se encontram internados em asilos, muitas vezes abandonados à própria sorte por seus próprios parentes. Quer maior prova de amizade e desprendimento do que esta?  Não fosse a boa vontade, o sentido de amizade dessas pessoas de grande coração, esses desvalidos da sorte, ficariam sem saber que ainda existem pessoas no mundo dotadas de bom coração, que tem um sentido de humanidade tão desenvolvido, que não se importam em abandonar seu lazer e sua família por algumas horas do dia, dedicando-as a quem não tem ninguém para levar-lhes conforto espiritual.

Assim, quero dedicar esta Declaração de Amizade, àqueles que são realmente merecedores de aplausos e de homenagens, por serem realmente dotados do espírito de solidariedade que é a base para uma amizade. Vamos então dedicar a esses verdadeiros anjos, um caloroso aplauso, e um carinhoso abraço, cheio de amizade e consideração, e assim teremos, com o coração pleno de amizade, UM LINDO DIA, desejando que todos possam igualmente tê-lo...  

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados