TODOS TEMOS DESEJOS DE LIBERDADE

 

 

Liberdade, certamente é o maior anelo de todo ser vivente...
Mas liberdade ampla, total e irrestrita, permitindo-nos ficar ao lado
de quem queremos, e poder fazer tudo (ou quase tudo) que desejamos fazer...
Osculos e amplexos,
Marcial

TODOS TEMOS DESEJOS DE LIBERDADE
Marcial Salaverry

Liberdade, é sem dúvida, o maior anelo de qualquer pessoa, e quando se fala em liberdade, não é apenas aquela que nos foi oferecida por D. Pedro I, mas o desejo que toda pessoa tem de poder caminhar como quiser e para onde o desejar. Existem certas convenções, certas circunstâncias que não nos permitem exercer plenamente tudo aquilo que desejamos fazer, seja a nível pessoal ou profissional, ou mesmo em questões de amor, porque talvez não sejam o que se convencionou chamar de "politicamente correto"...
Quando pensamos na parte profissional, temos que levar em conta que a vida nos impede de dizer aquilo que queremos a quem o desejamos, bem como nem sempre podemos tomar certas atitudes que poderão colocar nosso emprego em risco. Assim, somos freados pela necessidade de sobrevivência, e não podemos usar plenamente nossa liberdade. São ingerências da vida.
Contudo, no plano amoroso, nosso maior desejo é amar e ser amado sem maiores restrições, ou seja, sem aquele sentido de posse que muitas vezes se dá ao amor, sem que existam condições para o amor, sem aquele ciúme possessivo, que quer controlar o que e com quem se fala, sem o tradicional: "Não quero que fale com tal ou qual pessoa...". Devemos sempre nos sentir livres para respeitar o amor que nos é dedicado, e que temos. Devemos sempre nos sentir livres, e estar livres para ficar ao lado de quem amamos, justamente porque a amamos e não porque temos que estar juntos.
Liberdade para sonhar aquilo que desejamos sonhar ao lado de nosso amor. Sem dúvida, essa a aspiração maior de qualquer pessoa, ter liberdade para amar quem ama, porque esse amor lhe permite realizar seus desejos, que fica a seu lado, que estimula e instiga para ver os mais queridos sonhos realizados, enfim, que sonha junto. Sem procurar cercear essa liberdade, sem tentar impedir o livre contato, a liberdade de expressão, o famoso "direito de ir e vir", tão reclamado por todos.
E, principalmente, que participa ativamente desses sonhos, procurando ajudar a realizá-los. Claro que deverá haver uma reciprocidade nesses sonhos, que precisam ser compartilhados. Isso acontece quando o amor existe, e existe um diálogo onde tudo é conversado e assimilado.
Esse é sem dúvida aquele ponto que toda pessoa deseja atingir. Chega ao âmago da questão, mostrando a mais pura e total liberdade, permitindo que o amor se desenvolva em sua plenitude. Esse é o ponto que nos permite viver um relacionamento duradouro.
Mesmo estando presos a um amor que nos domina e governa o coração, estamos livres, pois estamos juntos a esse amor por liberdade de escolha, porque assim o quisemos, e igualmente fomos aceitos. Aliás, porque esse amor nos deixa livre para amá-lo. Porque esse amor sabe nos amar, porque sabe que essa liberdade é importante para nós. Prende-nos, por nos deixar livres para escolher, sem querer impor sua vontade. Claro é que, se temos essa liberdade, também devemos permiti-la a nosso amor...
Penso ser o ponto exato do amor, aquele caminhar lado a lado pela vida, de mãos dadas, mas porque ambos assim o desejam, em reciprocidade total e completa. Se estão juntos, se permanecem juntos, é porque o desejam. São livres, tanto para estar juntos, como para se separar, caso seja o real desejo de um deles. Esse é o segredo para os relacionamentos duradouros. A liberdade para amar e ser amado.
E como o que se aplica para o amor, também se aplica para a amizade, tenho toda a liberdade para desejar-lhe UM LINDO DIA.

"Amor em liberdade...
O real caminho
para eterna felicidade...
Marcial Salaverry"

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados