ASSIM SÃO OS SENTIMENTOS AFÍNICOS

 

 


 


 

ASSIM SÃO OS SENTIMENTOS "AFINICOS"
Marcial Salaverry
 
Existem alguns sentimentos que realmente são complexos... Simpatia... antipatia... afinidades...carinho... amizade... Como se explicam?
Como podemos explicar as "afinidades" que sentimos com determinadas pessoas. O que será que explica isso ? Por que será que existem pessoas com as quais sentimos uma comunhão tal de pensamentos, que logo passa a idéia de um longo conhecimento, apesar de sequer as conhecermos? Realmente, é um caso digno de estudos, que ciencia alguma explica com exatidão... 
Paralelamente a esses casos de "comunhão pensativa", de atração e interesses inexplicáveis, existem outras pessoas, por quem sentimos uma barreira intransponível de rejeição. Aquele tradicional: "não sei porque, mas não vou com a cara dele... "
Aliás, diga-se de passagem, que para mim pelo menos é impossível ir com a cara de quem quer que seja, afinal já tenho a minha cara, e é com ela com quem vou para todos os cantos...(que remédio), e que cada qual curta a sua (dele...)
Isso realmente é curioso. Há que se notar que não é só nos conhecimentos pessoais que isso ocorre. Até mesmo via Internet acontece. Basta ler determinadas mensagens, que nosso subconsciente imediatamente classifica quem nos escreveu como "afínico", ou "desafínico" (aproveita, Aurélio).
A única explicação mais ou menos lógica que encontro, são eventuais "encontros de vidas passadas" que determinam tais e quais reações, pois à luz da razão não existe nenhuma lógica em porque gostamos ou não de determinadas pessoas que na maioria dos casos, sequer conhecemos.
Paira a dúvida no ar. Se alguém tiver outra explicação, peço fornecer.
E permanece pendente a questão...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados