O QUE É ENVELHITUDE

 

 

 

O QUE É ENVELHITUDE
Marcial Salaverry

Existem algumas palavras que ainda não constam dos dicionários, mas podemos apresentá-las, à guisa de sugestão, pois nosso vocabulário ainda não está completo, e assim, explico o título, citando um pensamento, que me foi enviado por L'Inconnu:
"O segredo da perene juventude é ter uma causa a que dedicar uma vida."
Com base nesse pensamento, podemos entender que "envelhitude", representa o envelhecimento físico, provocado pela passagem inexorável do tempo, mas a manutenção da juventude do espírito, que verdade seja dita, nunca pode e nem deve envelhecer, e a melhor maneira de conservá-lo jovem é manter-se em alguma atividade. E a Internet empresta uma colaboração inestimável nesse sentido, pois força seus usuários a manter-se ativos. Alguns, simplesmente escrevendo bobagens (até para isso é exigido um esforço mental...), outros, procurando atividades humanitárias. Aliás, existem muitas atividades diferentes dentro da Internet, facultando a que cada qual procure o que sentir mais disposição para fazer.

Até bem pouco tempo, nas escolinhas de computação, eram só jovens que lá estavam procurando aprender. Agora o que se vê é um número cada vez maior de idosos se matriculando. Segundo opinião do professor da escolinha onde aprendi os segredos da batucação computadorial, são alunos mais atentos e mais aplicados do que os jovens.

Sem qualquer sombra de dúvida, estes novos tempos estão abrindo um leque de opções cada vez maior para a manutenção da envelhitude. É isso aí, amigos do DNA (De Nascimento Antigo), vamos à luta.  Sempre procurando manter a atividade, intervalando sabiamente o computador com atividades físicas, pois é mantendo a mente e o corpo em atividade, que poderemos criar o grupo dos "aposenteiros" (aposentados interneteiros).

O negócio é encontrar sua causa, para não se deixar envelhecer totalmente. Basta o físico,  que cumpre as regras da natureza.

Assim sendo, o importante é mantermos o espírito sempre ativo e lúcido.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados