MULHERES QUE SÃO MULHERES DE FATO

 

 

MULHERES QUE SÃO MULHERES DE FATO
Marcial Salaverry
 
Existem mulheres que por circunstancias diversas precisam ir à luta, enfrentando as vicissitudes da vida, suprindo a presença do homem em sua vida, seja por perda, seja por preferir assim.
São mulheres realmente lutadoras, e que podemos compara-las com os riachos que serpenteiam serra abaixo, acariciando as pedras que encontra, mas por vezes as leva de roldão. Devemos saber receber as carícias, sem enfrenta-las com resistência, pois poderemos ser simplesmente deixados para trás.
Podemos compará-los aos rios impetuosos, que desabam montanha abaixo, produzindo a energia que move a engrenagem da vida. Deve receber carícias sem impaciência, sem preferir a carícia da mão sensual de um novo corpo, às mãozinhas sujas de sorvete que se lhe enroscam ao pescoço, e à mão já não tão nova que lhe suaviza a fronte cansada.
Que delícia essa carícia da mãozinha suja de sorvete, que santa tarefa trocar as fraldas sujas daquele ser que é um prologamento de sua vida, na verdade, nunca se pode merecer mais do que podem dar essas mãos que nos afagam...
Fala-se da fragilidade feminina. Que elas precisam sempre de nosso amparo e proteção. Sempre será uma falsa impressão. A fragilidade feminina está em que a mulher nao carrega apenas a si mesma, mas aos filhos, e para isso, ela pode precisar de amparo e proteção, porque teoricamente o corpo da mulher é mais fraco, mas isso pode ser uma falsa impressão. Teoricamente, a mãe carregando um bebê não pode carregar uma metralhadora ao mesmo tempo, mas se for preciso, ela o fará.
Por vezes parece que precisam ser amparadas, mas, na realidade, quando estão sendo amparadas, elas estão amparando toda a humanidade adormecida em seus braços. São elas as que dão o real apoio, porque preservam a vida.
Essa aparente fragilidade, é que faz o homem sentir-se forte, mas ela está sempre atenta e a qualquer vacilo, poderá ajudar o homem a permanecer de pé, e assim, "ampará-la".
Não é à toa que existe aquele provérbio que diz que "Por trás de todo grande homem, sempre existe uma grande mulher." Permito-me acrescentar, “muito cansada.”
Diz-se que "A mulher faz e desfaz o homem." Claro, dependendo de como essa mulher age. Se dentro dos parametros citados acima, faz. Mas quando adota a conduta normalmente atribuida aos homens, desfaz. analisando-se individualmente, existem casos em que a mulher, por conduta irregular foi culpada da desagregação de um lar, na proporção, digamos de 1 para 50. Mas, verdade seja dita, esses casos são muito mais comentados e citados do que quando é o homem que o faz. Segundo o velho chavão machista: O homem sempre pode...
Na verdade, elas tem a coragem das leoas, não esquecendo que são as leoas que enfrentam os maiores perigos, e vão à caça para alimentar os leões. Assim são as mulheres que realmente merecem ser chamadas de mulheres.
Na verdade, o homem não deve jamais buscar nos animais desculpas para seu comportamento. Foi devido a isto que ele, vendo os animais como macho e fêmea, dividiu sua unidade. Deixou de ser deus para ser besta. Desde então, é a sua contrapartida feminina que precisa manter a unidade, porque o homem se esqueceu do que verdadeiramente é, ou seja: que a humanidade leva seu nome.
Verdade doída... Poucos admitem... mas é a realidade.
Essas mulheres não hesitam em acompanhar e apoiar seus homens na grande aventura da vida, sendo mesmo capazes de ir até os mais longinquos rincões, como a África por exemplo, para acompanhar e amparar sua família.
Por uma questão de justiça, os homens não deveriam jamais abandonar suas mulheres e filhos para buscar grandes aventuras na vida, desde que capazes de entender que a grande aventura do Universo é o crescer das plantas no solo, o rugir das tempestades, a explosões do vulcão, enfim, os fenomenos da Natureza.
Mais uma vez saliento a importância da coparticipação, da solidariedade. Direitos e deveres divididos. Para as aventuras também. Devem ser resolvidas de comum acordo. Tipo: Penso em ir, vamos? Diálogo.
Uma grande verdade e que precisa ser dita, é que o homem foi educado para desbravar o mundo, e a mulher existe para que isso seja possível.
O homem e a mulher foram criados para desbravar o mundo, não importa o que a educação de um mundo relapso ensina. E a mulher não pode cumprir sua parte sem que o homem esteja ao seu lado, por causa dos filhos.
Reciprocidade. Solidariedade. União. Diálogo.
A história nos apresenta milhares de exemplos de mulheres que foram o sustentáculo de grandes lideres mundiais.
A Arte nos apresenta milhares de exemplos de homens e mulheres que criaram para superar a destruição que o egoísmo de um pai causou em seus espíritos em crescimento. Abandonados na vida, enquanto a mãe ganhava-lhes o sustento, e o pai, desaparecido, perseguia amores e conquistas... E todas as desgraças de líderes sub-humanos foram frutos de uma sociedade de homens relapsos, que falharam quando a luta ficou dura demais, dando origem à prostituição e endurecimento das filhas, o desejo de domínio e poder de seus filhos, a bebida, as drogas, o roubo, a mentira, o engodo.
Há que se ver os casos e casos em que houve essa desagregação.
Exige uma análise muito mais profunda, porque envolve questões de época, situações de momento. É algo muito complexo fazer-se uma análise comportamental partindo-se dessa premissa.
Sem falar que muitas não apareceram, por preferir trabalhar à sombra. Mas tenham a certeza de que existiram.
Há que se notar que, em troca dessa força toda, desse apoio todo, de serem o real sustentáculo da família, apenas pedem em troca amor, carinho, atenção e, principalmente, muito respeito, e nem sempre recebem essa consideração.
É preciso frizar que precisamos ter respeito pelo que ela faz, respeito pelo que ela vale, respeito pela sua condição de mulher, e principalmente, respeito pelo respeito, amor e carinho que ela nos devota. Enfim, RESPEITO... que é a base de tudo, respeito pela pessoa, pelo ser humano, pela parceria.
Infelizmente muitos não reconhecem esse valor, e apenas vão notar sua falta quando as perderem.
Para as mulheres em geral, e para os homens que lhes sabem dar o devido valor, vai meu abraço especial.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados