CERTOS ABORRECIMENTOS QUE SOFREMOS

 

 

Precisamos sempre estar preparados para certas eventualidades. Quando somos pegos de surpresa, a coisa fica pior...
Osculos e amplexos,
Marcial

CERTOS ABORRECIMENTOS QUE SOFREMOS
Marcial Salaverry
 
De problemas nunca estamos livres, e acontece  em nossa vida, sofrer alguns duros revezes, que até podem nos  fazer baquear, ou tomar certas medidas que embora não seja o que realmente desejamos fazer, mas podemos nos deixar levar por impulsos irrefletidos, e tomar certas atitudes meio drásticas, levados por um impulso de momento.
Nessas ocasiões, perdemos a fé na humanidade e nas pessoas.  Principalmente quando vemos uma injustiça ser cometida. E como elas acontecem.
Por exemplo, quando vemos que influências políticas determinam certos resultados, dando a vitória aos menos capazes, que triunfaram por saber manobrar politicamente melhor a situação, e infelizmente, desde uma eleição de síndico de prédio, até de um Presidente da Republica, a habilidade política se sobrepõe aos méritos.
Dá-se mais valor a conchavos e promessas de benesses, do que às reais condições dos candidatos para a execução das tarefas propostas.
 Meu bom e fiel amigo L'Inconnu, nos brinda com uma frase que mostra bem como se deve reagir ante os revezes da vida. Vejam:
 
"Se algum dia passar pelo caminho da vida e tropeçar, não desanime e lembre-se que por ali muitos passaram e tropeçaram mas nem por isso deixaram de caminhar."  
Em versão mais, popular, diz-se: "
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima..."
 
E é exatamente isso que se deve fazer, seja qual for o tropeço ocorrido. Seja perder injustamente uma eleição, seja uma derrota esportiva, seja a perda de um amor, seja aborrecimentos causados por certas atitudes que sofremos, e que magoam profundamente.
Enfim, seja qual for o motivo de nossa desdita, o único que nos resta fazer, é encarar o bicho de frente, juntar os cacos que sobraram  e seguir em frente.
Se resolvemos parar para lamentar o ocorrido, futuramente poderão ser piores os danos, não tenham dúvidas. Quem vem atrás certamente não irá parar para ver o que aconteceu.
É exatamente nessas situações, que precisamos justificar nossa permanência entre os vivos, indo em frente sem parar para lamentar o que aconteceu, pois as lamentações só servirão para nos afundar mais.
Uma das soluções que existem, é procurar trabalhar com mais afinco ainda, para mostrar quem realmente somos, e que nossa derrota foi injusta. Abatendo-nos,  daremos razão aos nossos detratores, pois mostraremos nossa tibieza ante situações desfavoráveis.
A capacidade de reação é que mostra nosso real valor.  É muito fácil, quando estamos "na crista da onda", mostrar nosso valor. Contudo, quando realmente temos que mostrar nossas reais condições, é ao sofrermos revezes.
Não quero dizer que é bom levar certas pauladas.  Mas, sempre é bom estarmos preparados para elas, pois se as recebermos, saberemos reagir a tempo.
Claro que nosso caminho não é feito só de vitórias.  Seria bom se o fosse, mas seria monótono também. E qualquer aresta que surgisse, já seria um grande problema.
O certo mesmo é saber encaixar os golpes que porventura surgirem, e, paralelamente saber aceitar os triunfos com naturalidade, sem nos empolgarmos demais, pois esses êxitos podem ser efêmeros.  Quem nos aplaude hoje, poderá falar mal de nós amanhã. A vida é um eterno elevador. Uns sobem, outros descem. Isso é inevitável.
O certo é procurar sempre levar a vida com naturalidade, encarando vitórias e derrotas como contingências naturais, sem procurar atrair invejas ou ódios.
Nunca esquecendo de cumprimentar todos aqueles com quem cruzamos em nossa subida, pois poderemos precisar deles se eventualmente estivermos na descida.   
Para quem nos ataca, um sorriso e para quem está de nosso lado, um abraço.  Sempre um gesto amigável ajuda muito.
Procurarmos superar momentos adversos com atitudes positivas.
Esse é o segredo.
Pensando positivamente, teremos UM LINDO DIA.

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados