POR VEZES EM NOSSA VIDA

 

 Por vezes em nossa vida, que precisamos de algo muito especial, de uma ajuda, seja material ou espiritual, de algo que nos faça reagir, e superar uma má fase. Talvez seja o momento para uma reflexão, mas não só de uma reflexão especial, como também de um certo apoio, pois dúvidas nos assaltam, e é um momento daqueles decisivos.

 

Nesses momentos, não é exatamente de um grande amor ao nosso lado que precisamos,  pois um amor sempre terá o lado paixão envolvido, e isso algumas vezes impede um julgamento preciso e correto, ou uma opinião totalmente isenta. Por vezes merecemos uma crítica mais dura, e não a recebemos por causa do amor, que sempre faz ver apenas o lado bom das coisas.

 

Os momentos de amor, por mais agradáveis que sejam, não poderão nos ajudar nesse instante de reflexão.  Muitas vezes pessoas que nos amam, ou que pensam nos amar, apesar dos instantes de prazer que poderão nos proporcionar, de paixão e muitos beijos, não poderão nos ajudar, pois o que precisamos decidir, é algo para a vida, e não para o momento.

 

Poderemos até desfrutá-los, mas certamente nossas decisões não poderão ser afetadas por eles.

 

Uma presença amiga terá mais sentido do que uma presença apaixonada.

 

Uma presença amiga poderá nos induzir à reflexão, nos fazer pensar, nos ajudar a decidir, enquanto a presença apaixonada irá nos toldar mais ainda as idéias, envolvendo-nos em sua paixão, em seu amor, que poderá ser a causa de nossa problemática, algo que pode atrapalhar a “solucionática...”

 

Como é gostoso sentir uma pessoa amiga ao nosso lado, alguém em quem podemos confiar, a quem podemos expor tranquilamente nosso problema, pois sabemos que sempre ouviremos uma palavra amiga, um conselho, ou mesmo apenas um consolo, e até mesmo uma crítica construtiva, mas que seja sincera, e que seja movido apenas pelo carinho de uma amizade leal e sincera.

 

Esse ombro amigo poderá estar a muitos quilometros de distância.

 

Uma das vantagens da amizade é exatamente essa... Não é tão importante sentir a presença física.  Pode ser por telefone, ou mesmo via Internet.  O importante é que nosso desabafo, nosso pedido de socorro esteja sendo “ouvido” por alguém em quem depositamos uma coisa muito importante, chamada confiança.

 

Muitas vezes uma amizade assim faz muita falta, pois acabamos tomando certas decisões , talvez movidos apenas pela paixão, que nem sempre é boa conselheira.  Mas, que fazer?  Não tivemos em quem depositar nossas dúvidas, ou simplesmente não tivemos coragem de expor nosso problema.

 

Nesses momentos,  como é bom ter alguém em quem confiar, alguém que sempre nos ouviu, e que poderá sempre nos ouvir, alguém em cujo ombro podemos chorar nossas mágoas, que simplesmente vai nos abraçar, e enxugar nossas lágrimas, vai nos consolar, seja física ou virtualmente.

 

Quando temos esse alguém, deveremos sempre saber conservá-lo, pois muitas vezes um sorriso ou um afago pode produzir um milagre.  Até mais do que um carinho apaixonado.  Porque a amizade sempre é um sentimento sincero, e a paixão nem sempre o é.

 

Podemos sentir bem claramente isso ao longo de nossa vida, pois as amizades sinceras resistem ao tempo, às ausências, a problemas, enquanto que uma paixão esboroa-se ao primeiro desentendimento.  Fenece ao primeiro contratempo surgido.

 

Uma amizade saberá ouvir nossas tristezas sem nos recriminar, mesmo que não concorde com nossa atitude, saberá encontrar o momento oportuno para falar, e também, o momento de nos mandar calar.

 

Quando vê que estamos a ponto de fazer uma besteira enorme, movidos por alguma paixão inconsequente, tem condições para nos indicar o caminho correto, sem nada nos querer impor.  Se quisermos ouvi-lo, será opção nossa. Mas qualquer que seja nossa atitude, saberá se manter a nosso lado, para nos ajudar novamente,  ou mesmo para nos pedir ajuda, quando for sua vez de pedir socorro.

 

Agora, o mais importante de tudo, é quando sabemos que essa pessoa amiga sempre esteve, e sempre estará a nosso lado, aconteça o que acontecer. Amizades assim devem ser preservadas, pois não é fácil encontrá-las.

 

Nunca poderemos nos esquecer de que nosso melhor amigo, é Aquele Amigão, que sempre está a nosso lado, pronto a nos ouvir, e a nos indicar o caminho... basta que saibamos ouvi-Lo...

 

Com  muita amizade, desejo-lhe UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados