INDECISÃO QUE ATRAPALHA

 

 

Existem certos momentos em que precisamos
tomar uma decisão rápida, e como podem atrapalhar
se a indecisão nos tolhe os movimentos.
Osculos e amplexos,
Marcial

INDECISÃO QUE ATRAPALHA
Marcial Salaverry

Praticamente todos os dias precisamos tomar decisões, e uma indecisão irá protelar algo que precisamos fazer. Sejam importantes ou não, são decisões que sempre devem exigir nossa atenção e certa rapidez de atitudes.
Existem algumas que não devem ser adiadas, mas hesitamos, e acabamos perdendo certas oportunidades, deixando de fazer algumas coisas que deveríamos fazer.
A indecisão. Eis um dos maiores problemas que enfrentamos muitas vezes, e podem ser causadas por falta de auto confiança.
A indecisão em tomar certas atitudes sempre adia os resultados, daí a necessidade de sempre planejar as coisas de uma maneira adequada, para que tudo chegue a um bom termo, em tempo e hora.
Muitas vezes temos que tomar uma atitude definitiva com respeito a algum assunto importante, e ficamos protelando uma tomada de posição, seja por um pretexto, ou por outro. 
Geralmente é por algum receio de que algo vá modificar nossa rotina de vida, e na verdade, essa indecisão muito nos irá atrapalhar a vida.
Aliás, esse é o problema que atrapalha muito as pessoas, o fato de adiarem as coisas, de deixar sempre algo para depois, com o tradicional   "amanhã eu começo o regime, amanhã eu vou pedir o aumento,amanhã eu vou isso ou aquilo, amanhã eu faço aquele pedido de casamento, amanhã eu marco aquele encontro, amanhã vou passar aquele bendito e-mail encerrando definitivamente o assunto..." E amanhã, outro amanhã é dito.  E assim vai passando o tempo. E os amanhãs se sucedendo.
Agora, quando o problema é com a  saúde é que a porca torce o rabo.  Existem muitos exames que se transformaram em verdadeiros tabus e muitas vezes as pessoas, embora sentindo sintomas perigosos evitam a consulta ao médico.
 Inventam mil pretextos, e o mais usado é o famoso “não tenho tempo”. Ora crianças, para a saúde sempre temos que ter tempo. Afinal, é nada mais menos do que a vida que está em risco.
Por vezes o que acontece é um certo medo de enfrentar as coisas de frente, ou então por trás, que é o exame que mais traz problemas... Mas,  medo de que?  Quanto mais cedo tivermos um diagnóstico, mais chances teremos de cura.  
O diagnóstico precoce é meio caminho andado.  O tratamento adequado faz o resto.
O que falta em certas ocasiões, é alguém mais decidido por perto para forçar uma situação, dando o encorajamento necessário. Mas também parentes ou amigos ficam indecisos se devem ou não “forçar essa barra”, e a coisa vai se agravando, por causas de tantas indecisões.
Agora, quem vai “empurrando com a barriga” fugindo do médico, simplesmente vai “dando capim para a zebra”.  Permite que a doença se agrave, limitando as possibilidades de cura, e o que poderia ser uma simples operação de rotina, transforma-se numa intervenção cirúrgica de alto risco, como por exemplo o tão temido exame da próstata...
Portanto amigos, toda e qualquer decisão, quando mais rapidamente for tomada possibilita uma melhor solução.  No tocante à saúde, então, é primordial a rapidez nos cuidados, pois é simplesmente A VIDA que está em jogo.
Assim sendo, obedeçam ao velho mestre, e tenham UM LINDO DIA, cuidando bem da saúde, para fazer tranquilas pescarias...


 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados