PARA BEM VIVER

 

Nem todos aprendem as lições que a vida nos dá...
Para saber viver, é preciso bem aprende-las e apreende-las...
Osculos e amplexos,
Marcial
PARA SABER VIVER
Marcial Salaverry

Está circulando na Internet, uma mensagem atribuída à Madre Teresa de Calcutá, que está merecendo uma atenção especial porque é como que um toque de despertar para as mulheres, principalmente as que estão agora entrando na maturidade, e que tiveram um tipo de educação tipicamente machista em sua juventude, carregando, em consequencia, uma série de preconceitos que não são entendidos pelos mais jovens, mas que existem, justamente em função da mentalidade tacanha da época.
Este é o texto em questão

"SÓ PARA MULHERES FENOMENAIS!!!
Tenhas sempre presente que a pele se enrruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos... Mas o que é importante não muda.
A tua força e convicção não têm idade. O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio. Enquanto estiveres viva, sinta-te viva. Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amarelecidas... Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti. Faz com que em vez de pena, te tenham respeito. Quando não consigas correr através dos anos, trota. Quando não consigas trotar, caminha. Quando não consigas caminhar, usa uma bengala. Mas nunca te detenhas!!!
Autoria: Madre Teresa de Calcutá."
Não duvido que nossa tão querida e pranteada Madre Teresa de Calcutá tenha escrito tão justas palavras. Apenas penso que não deveria ter sido esse o título por ela escolhido. Enfim, transcrições devem ser feitas como são recebidas. Respeitando-se nome do autor, e título. Contudo, fica aqui a ressalva, se alguém souber não ser este o título correto, e conhecê-lo, favor avisar.
Apesar de estar apenas direcionado às mulheres, cabe para todos, pois realmente, independendo do sexo, nunca se deve parar na vida. Sempre algo devemos fazer, sempre deveremos caminhar para a frente. De nada nos servirá vivermos apenas do passado, por mais glorioso que tenha sido. Pois é uma fase da vida que ficou para trás. Lembrá-lo sim. Tirarmos proveito dos erros e acertos cometidos, sim, mas apenas vivermos em função dele, não...
Acontece que é exatamente isso que muita gente faz, principalmente em casos de viuvez ou separação. Tenho escutado de muitas viúvas: "Não consigo viver sem ele... " Ora, então porque não pediu para ser enterrada junto? A vida continua, e temos que seguir a marcha, seja em que passo for. Não podemos nos entregar a certos azares da vida.
Mas, voltando ao ponto do direcionamento deste texto, às mulheres... Alguns argumentam que as mulheres precisam de mais apoio, por serem mais frágeis emocionalmente do que os homens. Sinceramente, não posso concordar com isso, pois tal fragilidade independe do sexo, sendo inerente à natureza humana, nada tendo a ver com isso a pseudo fragilidade feminina.
Se existem mulheres frágeis, existem homens que também o são. Aliás, no caso abordado, de solidão, mormente causada por viuvez, tenho visto que as mulheres, de modo geral, reagem bem melhor do que os homens. Enquanto estes muitas vezes se entregam à tristeza, e, por não conseguirem viver sozinhos, procuram desesperadamente por companhia, que nem sempre poderá ser a companhia adequada.
Ao passo que as mulheres se adaptam bem melhor à solidão. Chegam mesmo a, respeitadas as devidas proporções, viver melhor do que quando estavam vivendo com o marido, pois passam a ter mais liberdade de locomoção ... Nos Cecon, e nos Grupos de Viagem da Terceira Idade, elas estão perfeitamente à vontade.
Aliás, nesses Grupos de Viagem, encontramos muitas mulheres viajando sozinhas, enquanto que os únicos homens, são aqueles que viajam acompanhando as esposas. Não se vê homens sozinhos nessas excursões. Talvez por um certo preconceito, pois, nesses grupos de excursão, geralmente as pessoas desacompanhadas são alojadas por duplas em um mesmo quarto... E, duas mulheres em um mesmo quarto, é coisa normal, ao passo que dois homens em um mesmo quarto, não se sentem bem, pelo preconceito do que os outros poderão pensar...
Enfim, é um assunto que pede prolongamentos, por enquanto ficamos por aqui, desejando a todos, homens e mulheres, UM LINDO DIA.

"Casar é trocar a admiração de vários homens pela crítica de um só... Audrey Hepburn" 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados