SERÁ A PAZ MERA UTOPIA?

 

Paz.. Palavrinha tão pequena, mas tão grande seu significado. Paz, significa vida... E vida, representa toda nossa existência. Mas parece que o bicho homem se compraz em encurtar a vida, pois as coisas que ele faz, sempre procurando acabar com a paz, francamente não dá pra entender...

 

Vamos analisar certos acontecimentos, tanto nacionais, como internacionais, com a violência campeando solta, e assim vamos chegar facilmente à conclusão de que a coisa precisa ser reformulada de alto a baixo, pois aqueles que são os líderes, e que deveriam saber como conduzir o seu rebanho, são os piores de todos... e são os comandantes, sendo essa a causa desse caos todo.

Acompanhando essa confusão toda, os comandados não sabem que certas ordens devem ser recusadas, porque não são treinados para isso.

 

A nível mundial, é preciso que haja uma reconscientização dos "grandes", que deveriam pensar um pouco mais nesse espécimem em extinção chamado PAZ, e não apenas em aumentar seu poder, seu prestigio pessoal.  

 

Será isso possível? Será que esses líderes que determinam bombardeios aleatórios, e atos de terrorismo tem ainda algum resquício de consciência, para que se possa fazer a reconscientização? 

 

Parece-me impossível,  pois a violência está muito arraigada no espírito dessa gente, que apenas deseja destruir aqueles que lhes possam fazer frente.

 

A nível nacional, a coisa parece pior ainda, pois é preciso fazer uma reformulação total e completa no nosso Código Penal, para que certos crimes como seqüestros, terrorismo, tráfico de drogas, tenham uma punição exemplar. São crimes mais do que hediondos. E que crimes como estupro, que é a maior violência que um ser dito humano pode cometer contra outro ser humano, tenham uma pena realmente exemplar.

 

Um dos maiores absurdos, é que alguém condenado a 200 anos de prisão, possa sair com menos de 10 anos cumpridos. Que Lei é essa? Que Lei é essa que exige que um criminoso só possa ser preso em flagrante delito? Podem circular impunemente pelas ruas. A Policia sabe que é um bandido, mas não pode prende-lo, porque no momento em que é visto, está apenas passeando. Mas e o que já fez antes?

 

Isso sem falar na impunibilidade com que são agraciados os chamados "menores infratores". E o que dizer da chamada "imunidade parlamentar", que na realidade é uma "impunidade para lamentar". Então vereadores, deputados e senadores podem cometer todo e qualquer crime, e ficar impunes?

 

Lamentável, de verdade. Logicamente eles jamais terão interesse em fazer essa revisão que se impõe...

 

Diante do que é necessário ser feito, mas não o é,  parece claro que a paz, pobre paz, seja uma mera utopia...

 

E na esperança de que milagres também aconteçam, vamos tentar ter UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados