O ETERNO ESPELHO DA VIDA

 


Somos como que um espelho,
sempre refletindo nossa maneira de agir...
Osculos e amplexos...
Marcial

O ETERNO ESPELHO DA VIDA
Marcial Salaverry

Nossa vida é como um espelho, pois tudo em nossa vida, é reflexo de nossas atitudes. 
A maneira como somos tratados pelos demais, a forma em que vivemos a vida, nada mais é do que mera consequencia de nossos atos.
Se procurarmos sempre ser amigáveis, cordatos, e tentarmos "espalhar amizade", acabaremos recebendo amizade em troca.  Contudo, se procurarmos sempre espalhar inimizades,  ou se procurarmos sempre impor nossa vontade, nossa maneira de ser, acabaremos recebendo má vontade e inimizades em troca. É preciso entender que nem sempre nossa maneira de ver e fazer as coisas é inteiramente aceita pelos demais, e é preciso fazer uma média. Para sermos aceitos, temos que aceitar algo em troca, pois é preciso respeitar para ser respeitado.
Nossa vida é como um espelho, onde sempre vemos nossa imagem.  Como um espelho, ela nos devolverá aquilo que mostrarmos, aquilo que oferecermos.
Como estamos na era do computador, recebi do amigo L'Inconnu, um texto que fala justamente disso, comparando nossas atitudes a um computador. É realmente interessante...
"Nossas atitudes são como arquivos do Windows, sendo que estes, quando estão complicados, podem ser recuperados, com uma boa desfragmentação, ficam arrumados, ou então formatamos tudo e recomeçamos,  porém, ainda não inventaram um sistema para desfragmentar atitudes e gestos, confirmando o ditado que diz que "Palavras  ditas e flechas lançadas não voltam atrás."
Assim, o carinho e o afeto que recebermos serão apenas o retorno pelo que fazemos de bom ou de ruim.
Realmente, o amigo L'Inconnu está certo.  Recebemos carinho e afeto por merecimentos, quando procuramos distribuir carinho,  afeto e bom humor, ou não os receberemos, se, ao contrário, distribuirmos mau humor e maus tratos àqueles que nos cercam.
Contudo, permito-me um pequeno aparte, pois é possível "desfragmentar atitudes ou gestos".
Basta que reformulemos nossa linha de conduta, se percebermos que à nossa volta as pessoas se magoam e se afastam.  Nesse momento, precisamos ver o que está se passando.  Algo não está certo.  Como ninguém pode se considerar como dono da verdade, é importante tentar descobrir o porque de uma atitude negativa que pessoas amigas começam a tomar a nosso respeito.  Se são pessoas amigas, saber o porque começam a nos evitar, ou mesmo a nos recriminar.
É sinal de que algo está errado.
Então, vamos desfragmentar nosso Windows Atitudal. Vamos descobrir o que estamos fazendo de errado.  Se é certo que "palavras ditas e flechas lançadas não voltam atrás", podemos, ao menos, tentar minimizar os efeitos por elas causados. Pelas palavras ditas em ocasião inoportuna, de maneira inadequada, sempre poderemos nos desculpar.  Desculpas que poderão ou não ser aceitas.  Certas atitudes poderão ou não ser explicadas. Os atos ou palavras,  poderão ser simplesmente deletados, mas possivelmente não serão esquecidos.
Amizades muitas vezes assim se perdem.
Mas a desfragmentação poderá ser feita.  Poderemos reformular nossa linha de conduta, para evitar que aquilo que nos trouxe consequencias tão danosas,  se repita.  Se determinada atitude nossa magoou algumas pessoas, por que insistir nela? Por que continuarmos a agir da mesma maneira, se já ficou provado não ser adequada tal maneira de levar a vida?
Enfim, penso que, se usarmos bom senso, e ponderarmos que o mundo não gira em torno de nosso umbigo, descobriremos que se quisermos ser respeitados e benquistos, deveremos saber desfragmentar nosso Windows interno, e mudar tudo, sempre respeitando o pensar de quem nos cerca.
É muito simplista o julgamento que algumas pessoas fazem, de que o que importa é nossa opinião, e quem não pensa como nós está errado.  Cada qual tem uma determinada maneira de encarar a vida, e deveremos saber respeitá-la.  Se estiver certo ou errado, é algo que esse alguém acabará descobrindo diante de seu espelho particular.
Devemos reservar nossa opinião, para quando ela for pedida.
Algo que penso, todos concordarão comigo. É importante termos UM LINDO DIA.

Aquilo que damos, recebemos...
Oferecer carinho,
É o caminho

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados