DESENVOLVENDO NOSSO PENSAMENTO POSITIVO

 


Pensar positivamente pode não resolver os problemas, mas que ajuda, ajuda mesmo,
principalmente se soubermos extrair o lado bom naquilo que de mau nos aconteceu...
Osculos e amplexos... positivos.
Marcial

DESENVOLVENDO NOSSO PENSAMENTO POSITIVO
Marcial Salaverry 
 
Para melhor viver, devemos saber desenvolver o lado positivo de nosso pensamento, e para tanto, é necessário entender como pensar positivamente. Muitos dirão que é fácil falar disso, mas faze-lo é que complica tudo.
Contudo, é mais fácil ainda praticar o tal do pensamento positivo, do que explicá-lo. Basta saber não ser negativo.  Basta não enfocar as coisas sob um ângulo pessimista, e assim, procurando descobrir o lado positivo que existe quando não vemos nossos objetivos se concretizando, nunca nos esquecendo de que tudo que nos acontece sempre pode ser visto por dois ângulos pelo menos. Um, sabendo ver o lado bom, e outro, entregando-se ao lado mau, que só faz mal.
Precisamos pensar positivamente para conseguir as coisas. Realmente, se queremos chegar a algum objetivo, temos que encarar as coisas positivamente, mas temos também que encará-la realisticamente, examinando bem todas  as possibilidades, tendo noção do que poderá atrapalhar. 
Só o pensamento positivo não é garantia de êxito.  Claro que ajuda, pois se vamos começar algo com um pensamento negativo, as possibilidades de êxito se reduzirão bastante. Se olharmos aquilo que queremos ou precisamos fazer, sacudindo a cabeça, dizendo "não vai dar certo", vai ser dificil conseguir faze-lo.
Parece bobagem, mas a maneira como os problemas são encarados, podem ou não, facilitar sua solução. Se ao nos defrontarmos com uma dificuldade a julgarmos de solução impossível, vai ser difícil enxergar uma solução, por vezes óbvia.
A melhor coisa que existe é procurar sempre enxergar o lado positivo das coisas, pois tudo o que acontece de bom é sempre bem aceito.  Por outro lado, quando acontece algo desagradável, a tendência natural é sempre lamentar o ocorrido.  Pois bem, vejam por outro lado, que, se algo não deu certo, tal fato negativo, poderia ter acarretado piores consequencias do que realmente ocorreu, e basta ver os exemplos abaixo:
1-Você deu uma batida com o carro, amassou bastante, mas você não se machucou. Ao invés de lamentar o "azar", pense que foi sorte você não se ter machucado, certo?
2-Ao se levantar, escorregou e quebrou o braço direito, baita azar, mas, já pensou, se tivesse quebrado os dois?  Seria bem pior...
3-Caramba, quebrar o braço, bater o carro... É muita coisa, muito azar, mas, você ainda está vivo...QUE BOM!
4-Quer dizer, se após acontecer um infortúnio, você ainda conseguir reclamar ou lamentar, é que a coisa não foi tão feia assim... Concorda?
Antes de começar, há que se analisar as possibilidades e, se chegarmos à conclusão de que tudo vai depender de um esforço extra, aí sim, entra o pensamento positivo, aí sim, temos que ir à luta, despendendo aquele algo mais que poderá nos levar ao sucesso. 
É nessas circunstâncias que o pensamento positivo ajuda, e muito.
De qualquer maneira, crianças, o pessimismo não está com nada, só atrapalha. Aquela história de imaginar que não vai dar certo, sempre complica.  Mesmo que as coisas não corram conforme o esperado, sempre é melhor ter que se arrepender por algo que foi tentado e não foi conseguido, do que se arrepender depois, por sequer ter tentado. 
Já passei pelas duas sensações, e a segunda é bem mais desagradável, pois ficará para sempre aquela idéia de que se eu tivesse tentado, teria dado certo. E essa idéia do teria, é chata demais.
Bem, tentei falar positivamente sobre o tema. Se por acaso não consegui convencê-los, pelo menos tentei... Mas que, na verdade, o lado positivo das coisas é mais simpático do que o negativo, isso ninguém pode discutir.
Com essa idéia positiva, vamos esperar ter hoje UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados