DIA MUNDIAL SEM TABACO

 

Dia 31 de Maio, teremos o Dia Mundial Sem Tabaco.

Que me desculpem os fabricantes dessa arma letal que é o cigarro, que me desculpem os suicidas em potencial que são os fumantes, mas é um dia que deverá ser levado a sério, pois o caso é realmente sério.

Já está mais do que provado que o cigarro é um dos principais causadores do câncer, e nem vale a pena nos alongarmos sobre o assunto, pois já é sobejamente conhecido. Não tenho a menor dúvida de que todos já sabem disso, fumantes inclusive, por isso, aliás, que me referi a eles como "suicidas em potencial".

Não desejo ferir suscetibilidades, mas parece-me claro que os fumantes não gostam muito de seu organismo, caso contrário deixariam de fumar o mais rapidamente possível.

Tivemos hoje em Santos, uma passeata muita simpática antecipando o evento. Os participantes distribuíam flores aos transeuntes, trocando-as pelo cigarro que estivessem portando. "Troque seu cigarro por uma flor" foi o tema da passeata, que teve um êxito muito grande. Até São Pedro colaborou, pois a chuva só começou após seu término.

Junto com as flores, foram distribuídos panfletos com dicas muito interessantes para estimular as pessoas que realmente queiram deixar de fumar. Como são dicas realmente inteligentes, passo a transcrever o panfleto:

"DICAS PARA DEIXAR O CIGARRO"

Arrume uma vasilha com tampa e deposite nela as baganas(pontas de cigarro) do seu cinzeiro. Pela manhã, destape a vasilha e cheire rapidamente. Pode ser que vc não consiga fazer isso todos os dias. Porém deve fazê-lo algumas vezes por semana.

Isso estimula vc a detectar o cheiro desagradável do cigarro.

Pegue um maço de cigarros, tire a proteção de celofane, abra o lacre de alumínio e deixe-o "descansando" por alguns dias num armário ou gaveta. Tente fumar um desses cigarros pelo menos uma vez por dia.

Isto fará vc redescobrir o autêntico gosto do tabaco.

Coloque baganas (pontas de cigarro) um uma embalagem transparente e use como decoração nos vários ambientes de sua casa. É incrível como todos tem aversão à visão de baganas de cigarro.

Isto despertará através da visão a sua memória quanto o paladar e o olfato do cigarro.

Lembre-se : O gosto e o cheiro do cigarro foram disfarçados pelas várias essências contidas nele. Quando vc acende o cigarro o seu cérebro "desliga" as sensações desagradáveis do tabaco e deixa o canal aberto para as sensações agradáveis provocadas pelos aditivos nele colocados.

As dicas acima farão com que seu cérebro identifique como prejudiciais, e portanto desagradáveis e repelentes, o cheiro e o gosto do tabaco. Isto é um re-aprendizado. É o que vem sendo tratado atualmente como "Ginástica" para o cérebro.

Este panfleto foi idealizado pelo SENAT - Seção Núcleo de Atenção ao Tóxico Dependente de Santos, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Santos.

Acredito que todos conheçam até demais todos os efeitos nocivos do cigarro, portanto nem vale a pena nos alongarmos sobre o assunto. Fuma quem quer, e deixa de fumar quem se quer bem.

Simplesmente sou de opinião que essas dicas poderão auxiliar aqueles que estão tentando deixar o vício e encontrando alguma dificuldade, pois não é fácil, realmente, conseguir parar de fumar. Exige uma dose muito grande força de vontade e muito amor ao próprio organismo.

Também vale a pena que os fumantes convictos experimentem seguir essas sugestões, e assim, quem sabe tomem uma "decisão inteligente", e realmente "levem vantagem em tudo, cerrrrrto?"

Como não disponho de flores para trocar por cigarros, simplesmente sugiro que os amigos e amigas fumantes joguem seus cigarros fora, em troca das flores que simbolicamente estarei enviando a todos que o fizerem.

Boa sorte.

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados