SEMPRE SERÁ O DIA DA AMIZADE

 

Para celebrar o Dia da Amizade, deveremos faze-lo
durante os 365 dias e 6 horas de cada ano...
Osculos e amplexos,
Marcial
SEMPRE SERÁ O DIA DA AMIZADE
Marcial Salaverry
 
Fala-se em comemorar o Dia da Amizade, quando na verdade, existem 365 Dias da Amizade por ano... Para que celebrá-la em um determinado dia? Sejamos "amigos para sempre"...
Até a palavra "Amizade", é simpática, gostosa de falar, melhor ainda de ouvir, mormente com sinceridade...
Existirá algo melhor do que cultivar amizades?  A grande vantagem da amizade sobre o amor, é que podemos ter muitas amizades, e não existe qualquer preconceito quanto ao sexo de nossas amizades, porém quando se fala em amor, deve-se ter apenas um amor (um, de cada vez, pelo menos...) e quanto ao sexo, bem,  já houve um certo preconceito nesse sentido, mas hoje em dia aceita-se normalmente amores homossexuais.  Não se pode mandar no coração, e nem nas opções.
Sobre amizade, recebi de meu amigo L’Inconnu, uma bela mensagem.
"Aquele que mantém dentro de si a luz do afeto, da amizade, jamais estará na escuridão."
Uma mensagem que é uma autêntica ode à amizade. Penso que ninguém discordará dela, pois a pessoa que consegue transmitir uma imagem amiga, sempre terá uma luz interior, que poderá iluminar seu caminho, mostrando sempre as coisas boas da vida.
Um dos preceitos básicos para a amizade, é ter sempre o coração aberto para ouvir os amigos, e até aqueles que não o sejam, pois um dia poderão vir a ser.  É respeitar os direitos básicos das pessoas.  É ouvi-las quando estiverem precisando de um amparo.  Se nada puder fazer para ajudar, pelo menos o ato de ouvir, já será de grande valia.
Permitindo-se ouvir o desabafo de quem está querendo falar, já estará sendo de grande valia. E nesse ponto, quero mais uma vez fazer uma referência especial aos voluntários do CVV que, indiscutivelmente são os maiores amigos que existem, merecendo uma citação muito especial nos 365  Dias da Amizade do ano.
Apenas pelo fato de ouvirem desabafos desesperados, procurando palavras que possam consolar, ou ao menos amenizar o desespero daqueles que os procuram, já merecem ser parabenizados.
Não podemos nos esquecer de que são voluntários, estão lá apenas por serem espíritos dotados de um sentido de solidariedade comovente, pois sentem os dramas que lhes são relatados, vivenciam os problemas dos consulentes. 
Portanto, são amigos de primeira linha, razão pela qual devem ser lembrados com um carinho muito especial sempre.  Acredito que todos aqueles que já tiveram suas dores mitigadas por um atendimento de um desses anjos anônimos, concordarão comigo, e estarão juntos, enviando um bem apertado abraço àqueles que são os maiores símbolos de amizade que existe, os voluntários do CVV.
Existem muitas outras pessoas que se dedicam a espalhar anonimamente carinho e amizade, como, por exemplo essas pessoas que oferecem uma grande parcela de seu tempo para levar carinho e conforto espiritual aos enfermos nos hospitais, às crianças abandonadas, aos idosos que se encontram internados em asilos, muitas vezes abandonados à própria sorte por seus próprios parentes.
Não fosse a boa vontade, o sentido de amizade  dessas pessoas de grande coração, esses desvalidos da sorte, ficariam sem saber que ainda existem pessoas no mundo dotadas de bom coração, que tem um sentido de humanidade tão desenvolvido, não se importando em abandonar seu lazer e sua família por algumas horas do dia, dedicando-as a quem não tem ninguém para levar-lhes conforto espiritual.
Assim, quero dedicar esta cronica dedicada ao Dia da Amizade, àqueles que são realmente merecedores de aplausos e de homenagens neste dia, e peço a todos, que juntemos nossas mãos e dediquemos a esses verdadeiros anjos, um caloroso aplauso, e um carinhoso abraço, para que todos tenhamos, com os corações plenos de amizade, UM LINDO DIA... 
 Amizade: Faz bem ao coração. Use em doses diárias. Não tem contra indicação e nem genéricos.
Amizade: Quando chega, traz felicidade, quando se vai, deixa saudade...
 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados