ALGO A SER EVITADO

 

ALGO A SER EVITADO
Marcial Salaverry

Sempre encontramos em nosso caminho, coisas que precisam ser evitadas. Assim, na vida, enfrentamos  certas situações que exigem muita capacidade de raciocínio e muito tirocínio, e precisamos evitar tomar   certas atitudes das quais talvez venhamos a nos arrepender depois.
A esse respeito, li hoje um pensamento de L'Inconnu, que considero uma das maiores verdades desta vida.
Existem quatro coisas na vida que não se recuperam:
"a pedra, depois de atirada;
a palavra depois de proferida;
a ocasião, depois de perdida
e o tempo, depois de passado".
Se atirarmos uma pedra, seja o próprio artefato, ou palavras imponderadas, nunca mais as recuperaremos. Por essa razão, antes de ofendermos alguém, ou lançarmos acusações infundadas, deveremos sempre analisar profundamente a questão, pesar na balança o que deve haver de justo ou injusto naquilo que vamos fazer. Ponderação é o que sempre se impõe. E pode evitar muitos problemas.
Existem certas palavras ou atitudes que, por serem injustas, magoam muito profundamente a "vítima" de nossas acusações ou atitudes de perseguição, assim por essa razão, sempre cabe uma ponderação, pois nada justifica prejudicar alguem gratuitamente. Se não gostamos de uma pessoa, ou se deixamos de apreciar a presença de alguém, basta que evitemos sua presença. Não se justifica espalhar isso aos quatro ventos. Sempre existirá alguém que goste dessa criatura, e que poderá sair em sua defesa, iniciando algo parecido com uma discussão, e que poderá degenerar em conflito.
Muitas vezes, no calor de uma discussão, dizemos palavras ásperas, e até ofendemos alguém.  Depois, ao ver que nos precipitamos, é tarde demais, pois  o mal já está feito.
Perdem-se boas amizades por atitudes irrefletidas.  Certas coisas ditas não mais são esquecidas. Há que se refletir antes de agir, antes de dizer palavras mais ásperas ou ofensivas.
Da mesma maneira, devemos sempre examinar bem certas oportunidades que surgem em nossa vida, antes de jogar fora um projeto, antes de desprezar uma possibilidade de mudança.  Quem sabe não estará lá sua grande chance para uma "virada de mesa"?
Em nossa vida, muitas vezes deixamos passar grandes oportunidades, por termos medo de encarar uma mudança. Até mesmo na vida sentimental, quando encontramos "aquela" pessoa que irá causar uma modificação muito grande em nossa vida e que preferimos deixá-la partir, por receio de uma transformação em nosso modus vivendi.
Depois, nos arrependemos por ter desprezado essa oportunidade de ser feliz. Mas a ocasião foi perdida, e o tempo já passou.
Então, dessa linda mensagem de L'Inconnu, tiramos um grande ensinamento que se resume na  necessidade que existe de sempre usar de muita ponderação em nossas atitudes, pois as pedras que atirarmos sobre alguém, poderão ser atiradas de volta. As palavras que dirigirmos a alguém ou sobre alguém,  poderão causar danos irreparáveis, e penso que não existe prazer nenhum em procurar destruir outra pessoa. Que prazer pode existir em ofender-se alguém? Sem que se esqueça de que sempre uma ação violenta sempre pode gerar uma reação igualmente violenta. Sempre é necessário ponderar antes de qualquer decisão mais forte.
Devemos pensar bem antes de deixar passar uma ocasião em nossa vida. Pode estar nessa viagem, nesse namoro, nesse novo emprego, nessa proposta maluca, a grande chance de uma grande mudança em nossa vida.  Se dará certo ou não, é coisa que só o tempo dirá.  E justamente por essa razão, deveremos ponderar muito bem se deveremos ou não "virar a mesa".  E certas mudanças são irremediáveis.
E, principalmente, não podemos nos esquecer de que o tempo não volta.  É inexorável, e por essa razão, devemos viver um dia de cada vez, para não deixar passar para amanhã tudo aquilo que podemos fazer hoje, principalmente se for alguma atitude de ajuda.  Se pudermos ser úteis, se alguém precisa de nós, não devemos deixar essa ajuda para amanhã.  Poderá ser tarde demais.
E nunca deveremos deixar para amanhã, para dizer que gostamos ou que amamos alguém.
Como a pedra, a palavra, ou a oportunidade, também o silêncio causa efeitos negativos.
Daí a importância do diálogo em nossa vida, em todas as circunstâncias.
E, para um bom diálogo, nada melhor do que UM LINDO DIA.
 


 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados