UMA BELA AMIZADE

 

A amizade, sem dúvida alguma, é o sentimento mais lindo que pode unir duas pessoas.  E o amor ?, dirão alguns apressados... e vocês querem amor melhor do que aquele que é transmitido pela amizade ?

A amizade não depende de interêsses...  não se é amigo de alguém (quando eu falo amigo, é na verdadeira e real acepção da palavra), só porque ele é rico ou influente (pode ter-se interêsse em usufruir sua companhia, e isto não é amizade).

Não se é amigo de alguém, só porque é bonita (o) e gostosa (o), porque aí já existe o interêsse carnal... não é amizade... convenhamos.  Alguns poderão dizer que se pode ser amante e amigo... mas... se você ver a pessoa amiga em colóquio com outra pessoa, o máximo que poderá sentir será curiosidade para saber o que conversam... ou preocupação, se souber que o interlocutor não é pessoa recomendável.  Agora se você ver a (o) amante em colóquio com outro alguém... a figura muda de negócio (ou ao contrário).  De acordo ?

Amizade, meus amigos (considero todos vocês assim, do contrário, não estaria dirigindo esta mensagem), é algo que transcende quaisquer outros sentimentos, pois não temos ciúmes de nossos amigos, não temos sentimento de posse sobre eles (são nossos amigos, e de muitas outras pessoas também).   Se nossos amigos têm problemas, esses problemas passam a ser um pouco nossos também... se algo pudermos fazer para ajudá-los, fá-lo-emos... se nada pudermos fazer, ao menos conseguiremos, em nome da amizade, dar ao menos apoio moral... um ombro amigo... que em muiitos casos é muito mais importante e necessário do que ajuda material.

E nisso, a Internet é de uma valia imensa, pois pode ser usada para a comunicação rápida, mesmo se as pessoas amigas estão longe (filhos, filhas, netos e netas, quando, além de parentes, são considerados amigos...aí é covardia, pois é amizade em dobro...), pois a rapidez e facilidade de comunicação consegue fazer com que sintamos a presença.

Portanto, a divulgação da amizade é sem dúvida o maior benefício da Internet, apesar dos outros milhares de benefícios que ela proporciona, e que seria exaustivo e desnecessário repetir, pois todos nós usamos e usufruimos deles.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados