CULTIVANDO UMA BOA E SINCERA AMIZADE

 

Uma gostosa e sincera amizade... Quem a tem, não pode perder...
Uma boa amizade não pode ser desperdiçada...
Conquistando-a, saiba merece-la e cultivá-la
Osculos e amplexos,
Marcial

CULTIVANDO UMA BOA E SINCERA AMIZADE
Marcial Salaverry
 
É fato real e indesmentível que, ao encontrarmos uma sincera amizade, devemos saber conservá-la, pois é importante saber viver e conviver com uma bela amizade, mas temos que entender que não é nada fácil encontrar-se algo assim nos dias bicudos que atualmente estamos enfrentando, eis que uma série de circunstâncias são como que um impeditivo para tanto, pois para desenvolver-se uma boa e sólida amizade, é necessário que haja uma série de fatores, entre os quais não pode faltar uma forte afinidade, que vem a ser uma ligação de espírito, mais do que de corpo.

Essa afinidade nos permite ter intimidade para pensar em voz alta, pois sabemos que nossos segredos não serão espalhados, e sabemos que poderemos contar com sua ajuda e proteção, e deve ficar implícito que
 também devemos estar prontos para atender em suas necessidades, pois a amizade exige reciprocidade, e jamais poderá ser unilateral.

Se estamos precisando de uma ajuda, de um chão firme para pisar, poderemos contar com sua amizade, como se fora uma muleta (ou um amuleto)
dando-nos o apoio necessário para não perder o equilíbrio, e mais do que a mão estendida pronta para nos amparar, sabemos que em seu ombro poderemos chorar, que seu coração sempre estará sempre a postos para nos fazer sentir o calor de sua amizade, dando-nos conforto e carinho quando precisarmos.

Contudo, não podemos ser egoístas, querendo exclusividade nessa amizade.  Outros mais necessitam desse mesmo carinho e atenção, e se forem amigos de nosso amigo, nossos amigos deverão ser.  Assim, mais irá se ampliando esse círculo de amizade, podendo e devendo formar uma bola de neve de amizade que poderá ir se espalhando.

Igualmente devemos saber que a mesma mão que nos ajuda, por vezes irá procurar nossa ajuda, e deveremos estar prontos para atender suas necessidades, como atendeu às nossas, e é fundamental essa reciprocidade. Esse apoio sempre deverá ser desinteressado, nunca se poderá cobrar o retorno, sendo sempre aquele compartilhamento gostoso, bastando a convivência amiga para satisfazer, pois assim são os sentimentos compartilhados.  Por essa afinidade, compreendem-se os maus momentos, as horas mais amargas, que sempre serão melhor suportadas se tivermos alguém assim a nosso lado, que nos compreenda e entenda, e não apenas nos recrimine e aponte falhas. Que as aponte sim, mas que o faça brandamente, ajudando-nos nas soluções, em como corrigi-las, não apenas as destacando e criticando.

Por vezes somos dominados por angústias inexplicáveis.  Nesse momento, precisamos de alguém a nosso lado para nos ajudar a superar.  Vamos sempre agir de mãos dadas, assim superando os problemas e nos cumprimentando nos sucessos, e essa é a base de uma real e boa amizade, ou seja, a compreensão, a solidariedade.  Se choramos, se rimos, faze-lo conosco, sabendo nos chamar à razão se a coisa extrapolar.

Sabemos que com uma boa amizade, podemos contar mesmo que esteja longe.  Basta uma carta, um e-mail, um "zapzap", para traze-la para perto. É um sentimento que não vê distancia.  A afinidade se transmite em ondas através do espaço sideral.

Bons amigos dizem-se  "eu te amo" sem qualquer medo de má  interpretação: amigo é quem te ama e esse amor é suficiente para aquecer a alma.
É muito bom saber que sempre poderemos contar com amizades assim. Se perto, nos abraçando, nos ouvindo.  Se longe, o fazendo com os longos braços e com os ouvidos especiais do coração, o que sempre fará com que estejamos lado a lado, de mãos dadas, ainda que com oceanos nos separando.

Por mais perto ou mais longe que se esteja, o sentir da amizade se fará presente.
E com esse pensamento, sintamo-nos cada vez mais amigos, desejando-nos mutuamente
UM LINDO DIA.
 
"Nossa vida é um autêntico espelho.  Reflete nossos atos.  Se damos bons sentimentos, os receberemos de retorno."
 (Marcial Salaverry)

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados