PARA SER REALMENTE FORTE

 

Embora seja necessário cuidarmos da parte física,
só podemos nos considerar realmente fortes,
se tivermos nossa força espiritual bem desenvolvida,
de forma a nos permitir superar as adversidades
que certamente iremos enfrentar em nossa caminhada.
Osculos e amplexos
Marcial

PARA SER REALMENTE FORTE
Marcial Salaverry

Quando se fala que é alguém é forte, logo nos vem a idéia de uma pessoa musculosa, que pratica esportes, ou então que tem uma excelente saúde, e não fica doente, sendo essa a idéia de força, que de início nos vem à mente. Contudo, a verdadeira força que temos e que devemos sàbiamente desenvolver, é aquela força que vem de nosso interior, e que poderá nos dar capacidade para suportar os revezes que sempre iremos encontrar em nossa caminhada.
É essa força espiritual, que na realidade poderá nos dar forças para sermos fortes, muito mais do que nossa força física.

E essa força se desenvolve a partir de pequenas coisas que acontecem em nossa vida, por exemplo, quando amamos alguém, que por um  desses sortilégios do destino, não retribui nosso amor, realmente é preciso ser muito forte para conseguir calar e controlar esse nosso sentimento.
De que valerá forçar uma situação, se é um amor sem retorno? Devemos deixá-lo guardado em um cantinho de nosso coração, desejando que a pessoa em questão seja sempre feliz ao lado de quem ela ame. Assim, deixaremos nosso coração aberto para que possa amar novamente.
Temos que ser fortes para que ele não seque...

Da mesma maneira, quando descobrimos que alguém nos ama, mas não conseguimos retribuir esse amor. Nessa situação, precisamos ser fortes para mostrar que é um sentimento sem reciprocidade, mas devemos fazê-lo sem causar mágoas. Afinal, é um sentimento de amor, e deve ser respeitado. Jamais deveremos permitir que nosso orgulho pessoal nos faça menosprezar quem nos ama. Se não pudermos retribuir o amor, pelo menos o carinho de uma amizade podemos ofertar.

E quando estamos tristes, e todos ao nosso redor estão alegres, precisamos ser fortes para saber, nem que seja fingir alegria, pois de nada nos valerá espalhar nossa tristeza. Um exemplo dessa força, são os palhaços do circo, fazendo rir, e por vezes seu coração chora de dor.

Quantas vezes estamos passando por maus momentos, precisando de quem nos console, e encontramos alguém em pior situação. É preciso ter um espírito muito forte, para passar por cima de nossa tristeza, e acolher em nossos braços quem nos procura com uma dor mais forte, consolando quando estamos pedindo um colo.

Naqueles dias em que temos vontade de sair gritando, por nos sentirmos angustiados, por estarmos carregando um drama pessoal, será preciso buscar nossa força interior, para não fazê-lo, pois de nada nos servirá angustiar a mais a outrem, e certamente muito melhor será usar ponderação, e procurar superar esse mau momento. Poderemos procurar alguém com quem dividir nosso problema. Alguém que nos possa aconselhar, que nos possa pelo menos ouvir. Mas jamais fazer de nossas mazelas uma máscara para que todos se sintam igualmente tristes. Quando estamos em um grupo de pessoas amigas, e estamos nos sentindo infelizes, de nada nos valerá mostrar essa infelicidade, e assim, muito pelo contrário, melhor será buscar lá no fundinho de nossa alma, aquele sorriso que, se não irá eliminar nossa tristeza, pelo menos não a espalhará, estragando o ambiente.

Estaremos mostrando nossa força, sempre que conseguirmos superar nossos limites e nossas dores, assim como sempre que conseguirmos ajudar e consolar alguém, nunca nos esquecendo de que, por pior que seja nosso problema, sempre haverá alguém em situação pior.

Ser forte, enfim, é saber viver apenas pensando em fazer o bem. É muito mais fácil prejudicar do que ajudar. É muito mais fácil ser desonesto do que honesto (os políticos que o digam...).

Assim, com um forte abraço, vamos usar nossa força espiritual para podermos fazer de cada dia, sempre  UM LINDO DIA.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados