PRAZER DE CURTIR A NATUREZA

 

Um feriadão como este é um tremendo estímulo para entrarmos em contato com a mais linda dádiva que o Amigão nos proporcionou, ou seja, a Natureza e suas belas belezas...

Chega a ser verdadeiramente inenarrável o enorme prazer que as coisas mais baratas do mundo podem nos proporcionar.

Por exemplo, um passeio no campo... De manhã, sentir o contato da grama orvalhada sob nossos pés descalços. Prazer maior é difícil de encontrar, não acham?

Olhar as flores do campo, entrar no mato e procurar curtir os pequenos animais que se encontram em um bosque.

Alguém poderá perguntar: E os mosquitos? Ora... também são criaturas da natureza, e existem igualmente nas cidades. E existem os repelentes que hoje são até perfumados.

E como é lindo apreciar o nascer e o por do sol no campo... O céu parece ser muito mais estrelado do que na cidade. E no campo, temos mais tempo para curtir essas belezas.

Para quem prefere curtir uma praia, as belezas a serem aproveitadas são também altamente apreciáveis. Caminhar descalço na areia, na beirinha da água, é algo que deve ser feito com verdadeiro deleite. Esse contato com a areia e a água do mar chega a ser desestressante. Uma caminhada em uma praia... é bom demais.

E voltamos à velha tecla do maior espetáculo da Terra, ou seja o por e o nascer do sol.

Se for numa praia isolada e semi deserta, então... a beleza é muito maior. Praia de Maricá, por exemplo.

Deve-se salientar ainda a beleza que encontramos ao escalar uma montanha. Temos a impressão nítida de um contato mais estreito com o Amigão. Estamos mais perto.

O panorama que se visualiza do alto de uma montanha, nos permite apreciar como é lindo tudo que existe a nosso alcance. Experimentem fazê-lo. E, novamente, "aquele" espetáculo deslumbrante: o nascer e o por do sol vistos lá do alto. É simplesmente divino.

Um passeio nas regiões serranas sempre é estimulante. Apreciar o recorte das montanhas contra a linha do horizonte faz o deleite de qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade, que dirá então de um pintor. Lamento não ter o dom da pintura, pois esse espetáculo é tão lindo, que chega a emocionar...

Se alguém ainda não teve tempo para curtir essas belezas que estão ao nosso alcance, deve fazê-lo e com urgência, pois está perdendo tempo de vida.

Se por qualquer motivo não tiverem oportunidade de sair para conferir se é verdade o que afirmei, pelo menos façam uma coisa. Percam alguns minutinhos para apreciar o nascer ou o por do sol. E aplaudam, pois é sem dúvida, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.

São pequenas coisas a que nem todos dão o devido valor. No afã de "ganhar a vida", deixamos de aproveitar seus momentos mais preciosos. Muitas vezes, mesmo em feriados ou férias, não aproveitamos para curtir devidamente os momentos de lazer e que deveriam ser de prazer, de contato com o que de mais belo existe no mundo. E poucos sabem curtir devidamente tais momentos.

Há que saber separar as coisas. Temos que batalhar pela vida. Mas também temos que curtir as belezas da natureza, o que sem qualquer sombra de dúvida ajudará a prolongar nossa existência.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados