COMO A NATUREZA NOS ENSINA A VIVER

 

COMO A NATUREZA NOS ENSINA A VIVER
Marcial Salaverry

A Natureza sempre nos ensina a viver, apenas é preciso aprender as aulas,  eis algo que é uma indesmentível verdade, pois efetivamente a Natureza sempre está nos dando aulas de como bem viver e sobreviver. desde que saibamos tirar proveito de seus sábios ensinamentos.
Para tanto, basta nos espelharmos na sabedoria das árvores, e da forma como elas nos ensinam o que é humildade, solidariedade e bem viver, pois elas tudo nos entregam, tudo o que é necessário para vivermos, e no silêncio de sua entrega está a grandeza de nos servir. Elas nos brindam com sua seiva, com suas flores, com seus frutos, com sua sombra amiga.
É preciso bem observar que no livro da Natureza está escrito toda a Sabedoria, e apenas precisamos ler, e saber extrair as lições que ela nos passa com sua mensagem, e poderemos entender o que é a felicidade, algo somente encontrado quando descobrimos o amor dentro de nós, quando soubermos dedicar a nossos semelhantes o mesmo amor que a nós dedica a Mãe Natureza.
Vamos observar o nascer do Sol, que irá iluminar onde antes era apenas escuridão, e depois,  vamos observar o por do Sol, e assim  perceber que na escuridão podemos ver melhor a magia das estrelas.
Encantemo-nos com a flor, que apesar de algumas intempérias e mudanças climáticas,  teve forças para nascer até mesmo sobre as pedras, mostrando-nos que é possivel superar adversidades, mostrando-se cada vez mais bela.
Vamos nos abrigar à sombra de uma árvore frondosa, usando seus ramos para nossa proteção.
Essa mesma árvore, que mesmo tendo sua vida ceifada por um machado,  fica em silêncio, não protesta, nem nos odeia, e folha por folha, vai buscar forças no interior da terra, e ganhando novas raízes,  recomeça a viver.
Vamos tentar extrair da Natureza o sumo dos ensinamentos que nos permitirão conhecer o amor dentro de nós.
Reconheçamo-nos como produtos da Natureza, encontrando assim  a Felicidade.

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados