AMOR PELO ESPELHO

 

AMOR PELO ESPELHO

Marcial Salaverry

 

Existem criaturas que praticam o narcisismo em alta escala, ou seja a exemplo de Narciso, um jovem grego de extraordinária beleza, e que era apaixonado por sua própria imagem.  Como naquele tempo não existiam espelhos, não lhe restava outra alternativa para apreciar sua própria imagem, senão olhar-se nos espelhos naturais, ou seja, o espelho das águas plácidas de lagos, ou mesmo de alguns rios em seus mansos meandros, e ao invés de viver a vida como ela deveria ser vivida, ele apenas ficava adorando a própria imagem, achando-se a criatura mais bela da Terra, e era realmente dotado de uma beleza sem par, desejado por toda e qualquer mulher que apreciasse a beleza exterior, que lhe era pródiga, e Narciso adora adorar-se.

Contudo, Narciso certa feita, ficou tão perdido na contemplação de sua imagem refletida nas mansas águas de um lago, e começou a inclinar-se cada vez mais para melhor admirar-se,até que acabou por cair dentro da água, e afogou-se.

Uma mensagem bem interessante, a respeito dessa auto adoração, e do triste destino de nosso querido Narciso, é esta, colhida na Internet:

"Não se perca na adoração de seu umbigo... Poderá não perceber que existe vida além dele, e acabará perdendo-se lá dentro..."

Se Narciso apenas aproveitasse de sua beleza, poderia conquistar o mundo, mas como apenas quis cultuar-se, perdeu a vida que jamais viveu...

Existem muitos Narcisos por este mundo afora (e Narcisas também, que perdem muito tempo adorando-se ao espelho, esquecendo-se de bem viver a vida... É certo que não irão se afogar como Narciso, mas não aproveitarão

para bem viver a vida...

Agindo assim, não percebem que, a exemplo de Narciso, acabarão por se afogar nas águas de seu orgulho, de sua vaidade, pois acabarão se afastando de pessoas que lhes tenham real amizade, cercando-se apenas daquelas que, por algum interesse, não se incomodem em satisfazer sua vaidade exacerbada. 

Por sempre cultuarem sua beleza física, sejam homens ou mulheres, não hesitam em fazer cirurgias plásticas apenas “para retocar aqui ou ali”, “dar uma enchidinha ali, uma esvaziadinha acolá... Não suportam a passagem dos anos... Sempre que possível, ocultam a data de seu nascimento. 

É assim o narcisismo, ou o amor pelo espelho...

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados