SOBRE O JARDIM DE PRAIA DE SANTOS

 

 

SOBRE O JARDIM DA PRAIA DE SANTOS

Marcial Salaverry

 
Em 5/06/2003, fiz este "protesto" contra o que estavam fazendo, maculando a beleza do Jardim das Praias de Santos...

 "Os moradores de Santos e cidades vizinhas sempre se orgulharam dos maravilhosos jardins que enfeitam toda a orla marítima da cidade. Constam, inclusive do Guiness Book, como os mais extensos e mais belos jardins públicos do mundo.

À sombra de seus frondosos e quase centenários “chapéu de sol”, podia-se fazer um repouso nas caminhadas, utilizando os bancos lá existentes. Quantas histórias esses bancos poderiam contar... Quantos casais de namorados trocavam seus beijos e juras de amor... Quantos idosos aproveitavam para curtir o movimento da avenida... Enfim, foram testemunhas muda de uma grande parte da História de Santos.

Agora, resolveram fazer uma ciclovia. Para tanto, simplesmente estão destruindo uma bela parte desses jardins que já foram tombados pelo Patrimônio Histórico.  Tombados, e agora semi destruídos.  A finalidade é uma ciclovia.  Ótimo. Os ciclistas poderão ter um local mais seguro que o leito da avenida para circular. 

Contudo, para esse traçado, destruíram parte dos jardins, arrancaram os famosos bancos, e algumas árvores que nos davam sua sombra acolhedora. Há que se notar ainda que vai ficar uma forte possibilidade de muitos acidentes futuramente, envolvendo ciclistas e transeuntes, devido a localização entre a calçada e jardim, quando a lógica indicava que a faixa a ser aproveitada seria entre a calçada  e  o leito da rua.  Enfim, alguém pensou diferente.

De qualquer maneira, o que parece que será parte do passado, será a utilização dos bancos, já que aparentemente não haverá lugar para eles, e tampouco para os “chapéu de sol”."

Mas agora, devo reconhecer que, apesar do dano causado ao Jardim, houve o cuidado para sua preservação, e os bancos à sombra das árvores foram repostos e melhorados, mostrando que a critica tão acerbamente feita foi um pouco precipitada.

Apesar de alguns danos, a beleza do "Nosso Jardim" foi bem preservada, e continua sendo um local ideal para passar-se algumas horas, principalmente para apreciar um nascer ou um por do sol... Algo realmente lindo demais da conta, que não canso de apreciar.

E a ciclovia lá está, tendo uma grande utilidade, apenas exigindo dos pedestres um pouco de atenção ao cruzá-la, pois infelizmente nem todos os ciclistas tem o bom senso ao circularem por ela. Mas, são coisas do bicho gente que nem sempre prima pela boa educação, e o mesmo se pode dizer de muitos forasteiros que a atravessam sem a devida atenção, e acontecem alguns acidentes de percurso...

Mas o "Nosso Jardim", continua com sua beleza de sempre, oferecendo uma linda "pausa para meditação"...

Quem não conhece, está convidado a faze-lo, e certamente vai se encantar...

 

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados