COISAS IMPORTANTES

 

Recebi de uma amiga muito especial, uma mensagem de autoria daquele nosso famoso amigo "Autor Desconhecido", uma mensagem que penso ser excelente para uma meditação dominical. Vejam se não estou certo:

" Têm coisas na vida da gente que as palavras não contam;
Têm dias na vida da gente que as idéias não faltam;
Têm horas na vida da gente que os relógios não marcam;
Tem gente na vida da gente que o tempo não afasta..."

Um pensamento cujo autor merece ser parabenizado. Quem será a criança?
Creio que para todos nós sempre aconteceram coisas que não conseguimos contar. Podem ser acontecimentos agradáveis ou não... mas que não conseguimos contar, por razões diversas. Por vezes, podem comprometer alguém... então nos calamos. Mas foi algum acontecimento marcante em nossa vida, por exemplo uma aventura amorosa com alguma pessoa comprometida, ou alguma aventura financeira ilegal. Coisas que não podemos contar, por mais importantes que tenham sido.
Existem realmente esses dias em que as idéias fluem soltas... nossa criatividade está a mil... conseguimos solucionar nossos problemas... acertamos na megasena (quando será o meu?). Enfim dias em que as coisas se encaixam direitinho. Prá todos sempre existem dias assim... é só aproveitá-los. Nesses dias, sem dúvida, existe algo interior que nos auxilia. Como se Alguém nos indicasse os caminhos.
E quando acontecem essas horas em que queremos que o tempo pare... pode ser quando estamos vivendo um lindo romance de amor... alguém se preocupa com o tempo nesses momentos? Queremos que o tempo pare, nos permitindo vivenciar aquele momento feliz. Ou então, quando estamos curtindo as belezas da natureza. Perdidos na apreciação do mar quebrando na praia, o marulhar das ondas faz parar o tempo...
Apreciando um céu estrelado, um lindo por do sol... o verde dos campos. A sinuosidade das montanhas cortando a linha do horizonte... são espetáculos que fazem parar o tempo, pelo menos para quem se delicia em sua apreciação, que tem um espírito romântico.
O último tópico, contudo, merece um comentário mais adequado.
Sim, "tem gente na vida da gente, que o tempo não afasta". Sem qualquer sombra de dúvida. Existem pessoas que cruzaram nossa existência, e que por um motivo ou outro, deixaram marcas indeléveis em nossa vida.
Muitas vezes, uma professora, dentre as muitas que nos ensinaram em nossa infância, foi mais importante do que outras. Ou então um amigo de infância que permaneceu para sempre na lembrança. Quem não teve alguém assim na vida?
Dentre os muitos amores que todos tivemos, sempre existe a presença marcante na lembrança daquele determinado "alguém" que nos despertou um interesse maior, cuja lembrança o tempo nunca apaga. Nem sempre o primeiro amor... nem sempre um amor que deu certo... mas "aquele alguém" que ficou gravado como que a fogo em nossa lembrança. Que deixou doces recordações...
Aquele amigo que em determinado momento amargo nos estendeu a mão, também permanecerá inesquecível... grandes favores nunca se esquecem. Pessoas com quem tivemos afinidades, que nos estimularam em nossas carreiras... são pessoas que o tempo não apaga, e não apagará.
Pessoas marcantes são essas, que fizeram algo de bom para nós. São as que ficam inesquecíveis. Por mais tempo que o tempo passe, sempre nos lembraremos delas, e apenas delas. "Gente na vida da gente que o tempo não afasta"... E isso é muito bom.

 

Um amigo diz para outro: Uma soneca é a melhor maneira de evitar a velhice. O outro responde: Sem dúvida, principalmente no volante do carro...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados