CORAGEM E DETERMINAÇÃO

 

Devido a coisas que vem acontecendo com algumas pessoas amigas, acho que vem muito bem a calhar uma frase que casualmente li nesta semana, e que se encaixa à perfeição, não só para essas pessoas, como também para quase todos nós:

A melhor maneira de vencer seus medos e temores, é enfrentá-los, e não fugir deles.

Por vezes, temos que tomar certas atitudes realmente corajosas e determinadas.

Verdadeiramente é essa atitude correta. Se temos algum problema pela frente, ou mesmo se alguém nos incomoda e perturba, a melhor atitude que se pode tomar, é encarar a "fera de frente" e procurar resolver a questão, ao invés de ficar adiando indefinidamente uma "tomada de posição".

Por exemplo, se tivermos algum problema de saúde, nunca podemos ficar protelando a ida ao médico, "com medo de saber o resultado dos exames" . Por vezes ficar adiando uma consulta médica, pode trazer conseqüências trágicas.

É muito melhor, então, aos primeiros sintomas indicativos de quaisquer doenças, procurar o médico, enfrentando o problema, ao invés de fugir dele.

Se os problemas são financeiros, a atitude deve ser a mesma, principalmente se estivermos sem condições de saldar um compromisso. O melhor é procurar diretamente o credor, expor-lhe a situação, e procurar uma solução, ao invés de nos limitarmos a fugir dos cobradores, atitude que sempre provoca reações mais fortes, pois é indicativo de que não existe vontade de saldar o compromisso.

Ninguém gosta de ser recebido com subterfúgios, essa é que é a verdade. Sempre se deve encarar os problemas, expor as dificuldades, propor um acordo. Sempre é mais recebida essa tentativa do que uma "fuga".

Se, contudo, o problema for uma atitude incorreta de alguma pessoa de nossas relações, a situação sempre é mais delicada, pois envolve reações sentimentais, que são muito pessoais.

Num casos desses, acredito que a melhor atitude será mesmo procurar essa pessoa, expondo-lhe francamente que as atitudes dela estão causando transtornos em sua vida, e que é necessário encontrar uma solução, para evitar um rompimento de relações. Sempre uma conversa franca e honesta é melhor do que começar a evitar encontros com a pessoa em questão. E por vezes, mal-entendidos são resolvidos numa boa. Muitas vezes uma atitude que julgamos incorreta, é facilmente explicável, se surgir a oportunidade de um entendimento.

Há que se lembrar que por vezes certas atitudes inconvenientes são tomadas involuntariamente. Por vezes, pessoas não percebem que estão nos magoando.

Por essa razão, um entendimento calmo e racional tem resultados surpreendentes. Experimentem.

Sempre é melhor procurar soluções do que fugir dos problemas. Isto serve para toda e qualquer situação que nos esteja incomodando. Quanto mais cedo procurarmos a solução, mais cedo a encontraremos. Quanto mais uma decisão for protelada, mais difícil é tomá-la. Quanto mais o problema for "empurrado com a barriga", mais complicada será sua solução. Não tenham dúvidas.

 

Uma amiga a outra: Tenho uma receita sensacional de bolo de carne... Basta dizer a meu marido que vou fazê-la, e ele me leva para jantar fora...

 

Marcial Salaverry


[Voltar]

© Copyright Prosa & Poesia - Direitos Autorais Reservados